top of page
Foto do escritorNOTI NOAJ

¡VIVER EM BUSCA DE UMA VIDA SIGNIFICATIVA, ESSE DEVE SER O REAL SENTIDO!


No sétimo dia de Adar, Moshé ouviu uma voz celestial: “Este é seu ultimo dia sobre a terra”.


Assim começa a porção da Parashá Vayeilech. Apesar de ter ouvido essas palavras do próprio D’us, Moshé argumentou de várias maneiras que gostaria de permanecer um pouco mais, no entanto seu pedido não foi atendido, com isso ele deveria se preparar para repassar o bastão da liderança para Yehoshua e fazer suas considerações finais.


A cada dia Moshé estudava muita Torá e cumpria várias mitsvot. Portanto, cada dia extra era importante para ele. Nós aprendemos das tefilot de Moshé a valorizar todos os nossos dias de vida, porque eles nos dão a oportunidade de servir ao nosso criador.


Quão difícil foi para esse grande líder o qual exerceu um legado ímpar, em saber que o dia em que completaria 120 anos de vida também seria o seu ultimo dia sobre a face da terra.


Moshé viveu de maneira intensa e abnegada, todos os dias da sua vida foram dias bastante significativos, ele dedicou seu ser em busca de emular D’us, andando em seus caminhos de bondade e verdade, justiça, compaixão e misericórdia.


Muitos passam a vida procurando construir objetivos, metas, histórias e as vezes até focam quase todo o tempo e energia em busca de coisas materiais, sem perceber que está se esforçando para uma finalidade um tanto quanto sem sentido.


E daí surge algumas perguntas: Porque devo lutar para alcançar uma vida significativa? Porque não consigo me sentir bem vivendo apenas para mim mesmo sem pensar em nada além dos meus íntimos desejos e necessidades?


No Livro: “A sabedoria do Rebe, Rumo a uma vida significativa na pg 317 e 318”, nos diz:

“Somos movidos por um paradoxo, uma força criada pela atração de dois opostos: Nosso corpo que representa o universo material; e nossa alma que representa o universo espiritual. Tudo em nossa existência é marcado por esta dicotomia. Vivemos em um mundo imperfeito e, no entanto, estamos em busca de perfeição. Levamos uma vida cheia de dor e dificuldade, e, no entanto, lutamos por paz e harmonia. Em uma palavra, estamos todos a procura de redenção. Não se deixe intimidar pela palavra “Redenção” não é necessariamente uma palavra religiosa ou espiritual. Redenção significa liberdade – Liberdade das limitações que confinam o espirito humano. Ser redimido significa ser liberto de um regime tirano, ser liberto de um hábito perigoso ou de uma situação ultrajante, ser liberto do medo dentro de nós e do caos que obscurece nossa visão.


Estamos todos a procura de redenção, quer usemos esta palavra ou não. Então como se libertar?


Reconhecendo que você foi criado por D’us – à imagem de D’us – e, portanto, é inerentemente bom. Percebendo que você vem de um lugar mais elevado do que este

mundo limitado, que a sua missão na terra não é meramente utilizar o mundo material para sua própria satisfação, mas purifica-lo e civiliza-lo através de atos virtuosos”.


As revelações que Moshé recebeu no Sinai a maioria são exclusivamente direcionadas ao povo Judeu, ele teve todo o cuidado em repassar os ensinamentos que recebeu de H’shem o qual foi compartilhado durante sua vida, pessoalmente com cada tribo, pois a partir daqui o povo Judeu se tornaria a coluna vertebral a qual ligaria o mundo físico ao espiritual, mas as 70 nações que representam toda a humanidade, H’shem concedeu o privilégio de receber algumas leis e suas ramificações. Os que escolhem seguir esses preceitos se tornam justos entre as nações, nós os Bnei Noach temos o privilegio de seguir estas instruções que são universais e recebemos um legado todo especial em auxiliarmos o povo judeu no cumprimento da sua totalidade. Somos convidados diariamente a refletir na vida e ensinamentos de Moshé o nosso mestre, e tentar ao máximo elevar nosso conhecimento quanto ao D’us único e uno, ao ponto de desvendar os segredos ocultos da espiritualidade dentro do contexto que estamos inseridos e entender qual é a nossa missão.


Foi exatamente esse nível que Moshé alcançou em sua vida, não foi fácil, realmente não é uma tarefa fácil, Moshé descobriu que viver uma vida significativa é simplesmente aceitar a naturalidade de viver a vida guiada pelos preceitos da Torá, esse é o maior tesouro que o ser humano pode adquirir, esse é o segredo.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page