top of page

A Arca Interior: A Jornada de Noach e o Renascimento da Alma


ree

Na porção semanal dessa semana, aprendemos lições sobre o grande dilúvio.

A palavra hebraica para dilúvio "Mabul", também significa desordem e confusão.


Foi justamente isso que ocorreu com as 10 gerações que se seguiram a Adam e Havá, as pessoas atingiram um nível máximo de idolatria e maldade, tornando-se as piores da terra.

Em Gn 6:13 diz: "E D'us disse a Noach: O fim de toda carne chegou diante de mim, pois a terra está cheia de violência, eis que eu os destruirei".


Noach observou que seus vizinhos eram perversos e decidiu afastar-se para não sofrer as más influências e assim passava o seu tempo estudando livros sagrados se elevando e crescendo em santidade, enquanto o mundo a sua volta se tornava cada vez mais perverso degradando-se a cada dia a ponto de não mais merecer existir. 


Porém Hashem olhou para aquela geração e conseguiu encontrar um único Homem Justo com sua família, Noach, e decidiu reconstruir a humanidade a partir deles, para isso seria necessário salva-los. Daí Hashem proporciona um refugio seguro diante do que estava prestes a ocorrer: "a arca". No entanto, seria necessário que eles participassem diretamente e efetivamente da construção sobre a orientação do grande arquiteto do universo, mas para que isso ocorresse seria necessário plena confiança e entrega total de Noach e sua família, pois o projeto seria árduo e para longo tempo, 120 anos no total e eles não poderiam duvidar e tão pouco desanimar durante todo o processo.


Mas Noach poderia ter se perguntado: - Não seria um tanto exagerado ou um castigo grandioso destruir o mundo inteiro, as pessoas os animais e toda a vegetação devido a corrupção de seus indivíduos como Hashem havia predito? Ou não poderia o Todo Poderoso usar de outro método para atingir seu objetivo?


De acordo com a mística judaica, Hashem ao trazer o dilúvio estava mergulhando o mundo em uma Mikvê (piscina de água ritual) gigante, assim como é necessário a mulher passar pelo processo da mikvê depois do seu período de impureza da Nidá (menstruação) para que esteja se tornando pura para relações maritais com o seu esposo, da mesma forma Hashem decidiu que o mundo necessitaria passar pela Micvê para que pudesse voltar a ter um relacionamento puro com Ele.


Os 40 dias do dilúvio se relaciona diretamente com as 40 Se'ah (Medidas de águas)  necessárias para que uma Micvê fosse Kosher pela Alachá (Lei Judaica).


O dilúvio portanto não foi uma punição ou um castigo e sim um processo necessário de purificação pelo qual o mundo necessitava passar para que houvesse purificação e pudesse renascer, recomeçar!]


Por quantas vezes você se sente em meio a um dilúvio quer seja emocional ou físico?

Por quantas vezes você se sente que os problemas parece te afogar e vc se encontra a deriva sem uma "Arca" para te acomodar te proteger?

Por quantas vezes você deseja que o resultado da sua labuta e projetos sejam imediatos simplesmente para que possa ter seus desejos atendidos, ainda que muitos deles sejam completamente egoístas e não te aproxima em nada do Eterno?


Noach não desesperou ou se deixou abalar pela notícia do que Hashem havia decidido fazer através dele e da sua família "Construir a Arca" e tão pouco do que seria necessário acontecer com a humanidade para que pudessem recomeçar.


Noach já havia construído uma "Arca" interior, um relacionamento natural e profundo com o Criador, cuja essência não se contamina pela enxurrada de preocupações físicas e materiais, não importando quão ferozmente as preocupações e problemas pudesse o atingir. Essa "Arca" criada por Noach permanecia firme e inalterada, um refúgio tranquilo de unidade com D'us.


Não permita que as águas do dilúvio que rodeia sua vida as afogue, mas que sirvam de elevação para que você alcance as maiores alturas espirituais e consiga sempre vislumbrar um novo recomeço, construa diariamente a sua "Arca", sempre seguindo as instruções e orientações do Eterno, vivendo uma vida com direção e significado. É fundamental estar dentro da Arca, mas lembre-se que a cada novo dia o Eterno te proporciona uma nova oportunidade de recomeço, Hashem nos convida a sermos um influenciador íntegro e justo como foi Noach, remando sempre em direção a construção de um mundo com propósito, com direcionamento firme, fundamentado nas sete Leis que Hashem confiou a Noach para esse novo recomeço, com respeito, solidariedade e amor ao próximo. Que cada um de nós sejamos arquitetos e construtores de nossas próprias "Arcas espirituais" sempre sobre a direção e orientação do grande Arquiteto e construtor de todo o Universo, que seu grande objetivo seja contribuir diretamente com a construção de um mundo íntegro e puro, pronto para tornar-se a morada do Eterno para todo o sempre!


Fabiane Braga🌻


 
 
 

Comentários


Formulario de suscripción

¡Gracias por tu mensaje!

©2019 por NOTI NOAJ. Criado por RAB AMI S.A.

bottom of page