Olá amigos! Chegamos ao mês de Elul, o último mês do ano judaico ou ainda o sexto mês se contarmos à partir de Nissan.
O que o mês de Elul tem de tão especial? Ou como esse mês relaciona-se com as Nações? E o que um Noético pode fazer de especial nesse mês?
O mês de Elul traz um despertar e uma preparação especial para o mês de Tishrei, ao mesmo tempo que o mês de Tishrei é o mês da Criação, também é um mês de julgamento Divino.
Como explica Maimônides em Leis de Teshuva 3:3:
"Assim como os méritos e pecados de uma pessoa são pesados no momento de sua morte, também os pecados de cada habitante do mundo, juntamente com seus méritos, são pesados no festival de Rosh HaShanah"
Ou seja, cada pessoa no mundo (incluindo os não-judeus) são julgados em Rosh Hashaná e selado em Yom Kippur;
Esse mês especial de Tishrei tem um preparo antecipado em especial que o povo judeu faz durante o mês de Elul, podendo os Noéticos fazerem de forma voluntária se assim o desejarem.
Nas palavras do Alter Rebe em Elul Hashem está no campo em contato com seus súditos.
Licutê Torá, Reê 32 b; veja também Licutê Sichot, vol. II pág. 632 ff
"Como um rei que, antes de entrar na cidade, o povo sai para saudá-lo no campo. Ali, todos que desejarem podem encontrá-lo; ele recebe a todos com um semblante alegre e mostra uma face sorridente. E quando ele vai para a cidade, eles o seguem até lá. Mais tarde, porém, depois que ele entra no palácio real, ninguém pode entrar em sua presença exceto com audiência marcada, e apenas pessoas especiais e selecionadas. Assim também, por analogia, o mês de Elul é quando encontramos D'us no campo…"
Dessa forma o mês de Elul tem uma conexão diferenciada de outros meses do ano.
Durante Elul o povo judeu aumenta em atos de Bondade, amor ao próximo, preces, revisam as Mezuzot e Tefilin, recitam o Salmo 27, e fazem Selichot (súplicas).
Alguns desses atos são específicos ao povo judeu como tefilin e Mezuzot. No entanto os outros são totalmente praticáveis pelos Noéticos que desejam por amor a D'us está mais pertinho do seu Criador.
A.Podemos recitar o Salmo 27
O Salmo 27 começa com as palavras "A David: O Eterno é a minha luz e a minha salvação."
O Midrash nos diz que “minha luz” (אוֹרִי) está associada a Rosh Hashaná e “minha salvação” (וְיִשְׁעִי) está associada a Yom Kipur. (Midrash Vayicra Rabá21; Midrash Shocher Tov em Tehilim 27)
B.Selichot
Selichot são Preces de Perdão que costuma-se fazer nos dias que antecedem Rosh Hashaná. O mês de Elul é comparado a um período em que o Rei, sempre confinado em seu palácio, sai ao campo e está mais próximo e acessível ao povo. Do mesmo modo, D’us, o Rei do Universo, neste mês está mais próximo de Seu povo e aceita e conhece seus pedidos. Para isto é necessário haver uma preparação sincera através de um balanço espiritual, uma reflexão profunda sobre nossos atos passados a fim de corrigir nossas falhas e tomar boas resoluções para o ano que se aproxima.
De acordo com o costume Chabad se faz Selichot desde a noite do Sábado civil logo em seguida a meia noite até a noite que antecede Rosh Hoshanah.
D.Adesão de três Salmos Diários
O Baal Shem Tov instituiu o costume de recitar três capítulos adicionais de Salmos a cada dia, do 1º de Elul até Yom Kippur (no Yom Kippur os 36 capítulos restantes são recitados, completando assim o livro inteiro de Salmos).
E.Atos de Bondade
Gemilut Chassadim em Hebraico, Chessed (o singular de chassadim - gentileza) denota um excesso em qualquer assunto que o excesso seja praticado. Na maioria dos casos, no entanto, é aplicado ao excesso em beneficência. Beneficência inclui duas noções: ( a ) o exercício da beneficência para com alguém que não tem direito algum de reivindicar isso de você; e ( b ) o exercício da beneficência para com alguém que a merece, mas em uma medida maior do que ele merece.
Dessa forma um Noético que ama a D'us e deseja fazer esses atos durante o mês de Elul tem seu momento especial de introspecção e preparo para começar o ano de 5785 com uma conexão importante.
Não esquecendo de revisar as Sete Leis Universais com seus detalhes e com isso melhorar a cada dia sua prática.
"ketivá vechatimá tová", que seja "escrita e selada para sempre [no Livro da Vida]".
Yorumlar